Áreas Protegidas

Parque Natural da Madeira

Consciente da riqueza biológica dos seus ecossistemas naturais, foi declarado em 1982, dois terços da ilha parque natural. Toda a sua vida está protegida, o que significa que não pode apanhar, deter ou incomodar as espécies nativas.
As áreas de protecção incluiem as Reservas Naturais das Ilhas Selvagens e Desertas, a Reserva Natural do Garajau, a Reserva Natural da Rocha do Navio, a Reserva Natural da Ponta de São Lourenço, a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo e o próprio Parque Natural Natural da Madeira (parque que inclui a Floresta Laurissilva). 

 

 

A Reserva Natural do Garajau foi criada em 1986 no litoral sudeste da Madeira. Foi a primeira reserva exclusivamente marinha a ser criada em Portugal. É um dos locais de mergulho mais falado da Ilha da Madeira. Tem uma riqueza subaquática enorme com peixes enormes como os meros e badejos, moreias, urjamantas, cavalos marinhos e muitos mais. É um local perfeito para o mergulho amador e atrai turistas de todo o mundo. Esta reserva natural parcial é protegida e fiscalizada, sendo que é proibido pescar nela e apenas embarcações ligeiras podem aproximar-se da praia.

 

 

A Reserva Natural da Rocha do Navio ,também conhecida por Ilhéu da Viúva, fica no litoral do nordeste da ilha na região de Santana. Foi tornada reserva em 1997 para apoiar da pesca ilegal com explosivos que danificava o leito marinho e punha em risco o frágil ecossistema marítimo. Hoje em dia esta área está protegida e tem paisagens grandiosas. É autorizada a entrada de barcos mas é impedida a pesca submarina e o aproveitamento de redes de pesca. Aqui verá aves marinhas como o Garajau e a Cagarra e é uma zona onde poderá haver uma regressão do lobo-marinho.

 

 

A Reserva Natural da Ponta de São Lourenço situa-se na ponta mais a este da Ilha da Madeira. A sua geologia de início sedimentar faz com que lá existam espécies de plantas e animais exclusivas. Esta península de 9 km de tamanho é protegida desde 1982. Outra das características desta reserva é que já foram aqui vistos lobos-marinhos a brincar.

 

 

A Reserva Natural das Ilhas Desertas fica 22 milhas a sudeste do Funchal. É um grupo de ilhéus famosos como Deserta Grande, Bugio (aqui nidifica a famosa freira do Bugio), Ilhéu Chão e Prego do Mar. Foi manifestado Reserva Natural em 1990 devido à multidão aí presente do quase extinto lobo marinho. Na pior altura esta multidão estava à espera de apenas 6 ou 8 indivíduos, sendo assim uma das espécies mais ameaçadas na lista de animais em risco de extinção do mundo. Hoje estima-se que essa população está em franca recuperação e que conta com pelo menos 30 indivíduos. Algumas saídas comerciais são permitidas mas é proibido mergulhar ou velejar dentro da reserva.

 

 

 

A Reserva Natural das Ilhas Selvagens foi a primeira reserva a ser criada em Portugal no ano longínquo de 1971. Em 1978 foram classificadas como Reserva Natural. Desde 1992, são distinguidas com o Diploma Europeu do Conselho da Europa para Áreas Protegidas, como reconhecimento do grande interesse do seu Património Natural, bem como do trabalho desenvolvido em prol da Conservação. Integram a Rede Natura 2000, como Zona de Protecção Especial (ZPE) e Zona Especial de Conservação (ZEC). Esta reserva é constituída por um grupo de três ilhéus desertos a 280 km a sul da Madeira que se chamam: Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora. Estas ilhas têm uma fascinante quantidade de espécies vegetais endémicas e conveniente às suas situações quase perfeitas para a nidificação são também um importantíssimo santuário de aves marinhas. É essencial uma licença especial para ver esta reserva mas há passeios comerciais disponíveis.

 

 

 

A Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo integra os seis Ilhéus circundantes à Ilha do Porto Santo, nomeadamente: o das Cenouras, o de Baixo ou da Cal, o de Cima ou dos Dragoeiros, o de Fora, o da Fonte e o de Ferro e a parte marinha circundante ao Ilhéu da Cal e ao Ilhéu de Cima, incluindo a zona onde se encontra afundado o navio O Madeirense. Todos os ilhéus estão incluídos na Rede Natura 2000 como Zona Especial de Conservação.